POSTS

ARTIGO – Cristo veio trazer paz e espada os dois ou é um paradoxo ou contradição?

Ele veio trazer paz ou espada? Muita gente confunde a respeito desse tema. Isso porque, na Bíblia, vemos que Jesus é chamado de Príncipe da Paz ( Isaias 9:6). Vemos também Cristo dizendo deixo-vos a paz, a minha paz voz dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe vosso coração, nem se atemorize. ( João 14:27) . Ao mesmo tempo somos apresentados a uma palavra energética de Cristo Jesus, que afirma,  não penseis que vim trazer paz a terra; não vim trazer paz, mas espada,  (Mateus 10:34).Seria possível Cristo, príncipe da paz e a essência do amor trazer paz e espada? Como será essa equação a final, considerando que ele o Senhor não erra e suas palavras não passaram antes céus e terra.

Estaríamos diante de uma contradição, quando se entende a palavra dentro de uma equação que precisam estar presente os elementos todos para não ficar desequilibrada, passa-se a entender realmente o que Cristo esta afirmando, considerando a Hermenêutica o contexto histórico, geográfico e a teologia, essa equação fica clara.

Elemento primeiro da equação:

Nas escrituras aponta Cristo como sendo o príncipe da paz, Ele é o soberano portador da paz perfeita. Não a paz falsa ou falsa paz, mas a paz segundo Deus ( João 14:27)

A paz de Cristo é distribuída  sem medida no mundo quando Cristo é Senhor na vida das pessoas. Nesse sentido, fica claro que a paz verdadeira ligada a Cristo, conforme nos diz João 16:33. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom animo, eu venci o mundo. Com ensinado por Ele a paz esta nele e é alcançada plenamente através Dele.

Elemento segundo da equação: apesar que a paz de Cristo estar à disposição de todos, não são todos que a vivem e a acolhem . No mundo existem os rebeldes, aqueles que são amigos do evangelho e não querem compromisso, aqueles que encaram a mensagem do evangelho como loucura como impraticável ( 1 Coríntios 1:18). O mundo esta repleto de perversos, de pessoas que tem suas vidas baseadas no pecado, sem qualquer arrependimento. Nesse sentido vemos Cristo explicando que essas pessoas se levantarão em oposição aqueles que vivem a Sua paz.  A espada mencionada  em Mateus 10:34 é sinônimo de DIVISÃO E CONFLITO. O mundo insiste em hostilizar a mensagem de Cristo e rejeitá-lo. Os servos de Deus, como embaixadores de Cristo que vivem nesse mundo de forma posicionada como luz não tendo comunhão da luz com as trevas, também são hostilizados e rejeitados por seguirem piamente Cristo e os mandamentos de Deus. Assim Cristo mostra a dimensão desse hostilidade e rejeição até dentro de sua casa e entre seus parentes, porque esta escrito. Pois  vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre sua filha e sua mãe os inimigos  do homem serão os da sua própria casa ( Mateus 10:35-36). Esse é o sentido da espada mencionada neste texto!

Elemento terceiro da equação:

Não existe no fato de Cristo afirmar que veio trazer a paz e também a espada em meio a esse mundo. É apenas a consequência provocada pelos rebeldes guiados pelo pecado ( natureza carnal e principados do ar) que resistem fortemente à paz de Cristo, pois a consideram como   (não tem nada há haver; não ser radical; quem ama fica junto e misturado; não compartilharem das mesmas convicções ou resumindo em um só palavra ( loucura). Cristo Deixa claro que seus súditos devem ama-lo acima de todas as coisas ( Mateus 10:37-39) e que esse amor trará consequências duras como desprezo e hostilidade daqueles que não o amam  ( quem o ama cumpre a sua palavra). E poderá acontecer até mesmo dentro das relações mais estreitas como entre os círculos familiares e parentes ( Mateus 10:35-36)

Elemento quarto da equação:

Ido mais além na equação: Esta escrito que duas pessoas só andam juntas se estiverem em concordância (Amos 3:3) , isso se aplica até o de denominações com divergências teológicas e doutrinarias. Indo em rota de colisão com o texto que diz quão bom quão suave é que os irmãos vivam em união (Salmo 133.1), mas isso temos vistos que não é tão fácil, sendo pacificado como o texto que diz em (Marcos 9:38-40) … quem não é contra nós é por nós. Contudo produzindo um certo isolamento entre as partes. Ou seja cada um na sua.

Elemento quinto da equação:

E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições (2 Timóteo 3:12), devido esta posicionado na verdade. Significado de Piamente:

Advérbio De modo pio ou piedoso; em que há piedade. ( não incomoda)

De maneira devota; em que há devoção; religiosamente. (Isso incomoda um pouco)

Que apresenta excesso de certeza ou convicção. ( isso incomoda muito)

Elemento quinto da equação:

Os espinhos e abrolhos. Infelizmente existem diversos  que produzem espinhos e abrolhos. Em geral os espinhos expressavam o conceito de esterilidade ou labor opressivo ( Gn 3.18; Nm 33.55; Js 23.13). Eram evidencias do juízo divino contra os ímpios ( Na 1.10), ou de completo infortúnio (Ez 2.6). Se fosse permitido que os espinhos crescessem livremente nos pomares e vinhais, diminuiriam grandemente a produtividade das árvores e das vinhas (Pv 24.31; Is 34.13; Jr 12.13), mas quando eram controlados e arranjados na forma de sabes, serviam como barreiras  eficazes contra animais selvagens ( Pv 15.9; Os 2.6).

A natureza destruidora dos espinhos foi expressa graficamente nas parábolas dos evangelhos (Mt 13.7; Mc 4.7, Lc 8.7),  como também o foi sua completa falta de produção e frutos ( Mt 7.16). (Hb 6.8).

Elemento quinto da equação:

 Cristo disse que nos enviaria em meios aos lobos mas deve ser prudente como uma serpente e simples como uma pomba é uma equação dentro da equação que estamos explicando quanto a paz e a espada. Ressalta-se que não é para entrar em comunhão com os lobos mas sim para fazer a obra de Deus, pois os lobos podem ser ao mesmo tempo vestido de cordeiro, serem produtores de espinhos e abrolhos e também joio. Somente se deixa enganar por essa pintura quem não tem discernimento teológico e principalmente espiritual que infelizmente e o caso de muitos.

Conclusão:

Quem convive com espinhos e abrolhos, saiba que se não ficar posicionado na fé será sufocado e não dará frutos, e por outro lado, se ficar posicionado em Cristo será hostilizado e desprezado (espada), contudo mais que vencedor em Cristo Jesus, dando muito fruto e o fruto permanecendo e certamente quebrando maldições ao invés de renova-las, pois uma herança pode ser contaminada, isso é uma verdade inconveniente, porem liberta, pois esta escrito conhecereis a verdade e a verdade vos liberará.

Pr. Luiz